sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

CARLOS EDUARDO NUNES ALVES



Formou-se em direito pela Universidade Santa Úrsula, embora não seja advogado, pois não possui registro junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).Filho do ex-prefeito do município, Agnelo Alves (cassado durante a ditadura militar), e de Celina Aparecida Nunes Alves, desenvolveu atividade política em Natal e elegeu-se deputado estadual em 1986.
Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Natal, tendo assumido a prefeitura em 2002, quando da renúncia da então prefeita, Wilma de Faria, para candidatar-se ao governo do estado. Reelegeu-se prefeito em 2004.
É sobrinho do ex-governador e ex-ministro de estado Aluísio Alves. É também primo do ex-governador do Rio Grande do Norte Garibaldi Alves Filho, outro sobrinho de Aluísio Alves. Faz parte de uma família acusada de práticas oligárquicas e que disputa há muitos anos o domínio da política no Estado do Rio Grande do Norte. Durante a Ditadura Militar os irmãos Agnelo e Aluísio Alves, opositores do regime instalado com o golpe, sofreram cassação por Ato Institucional do Presidente da República que resultou na suspensão do exercício de seus direitos políticos durante dez anos, acusados de suposta corrupção, tendo respondido a diversos Inquéritos Policiais Militares (IPMs).
Após o término do mandato de Carlos Eduardo como prefeito de Natal, estourou o escândalo dos remédios vencidos em que a gestão deste deixou oito toneladas de remédios se vencerem no qual todos foram descartados.[6]
Foi candidato ao governo do estado do Rio Grande do Norte pelo PDT, ficando na terceira posição com 160 828 votos (10,37%). A vencedora do pleito foi Rosalba Ciarlini, do DEM.
Na eleição municipal de Natal em 2012, Carlos Eduardo lançou-se novamente candidato à prefeitura pelo PDT, tendo a ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, do PSB, como sua candidata a vice. O primeiro turno foi realizado dia 7 de outubro, e Carlos Eduardo terminou em primeiro lugar, com 153 464 votos (40,42%). Dessa forma, qualificou-se para disputar o segundo turno, no dia 28 de outubro, contra seu concorrente Hermano Moraes, do PMDB. No segundo turno, Carlos Eduardo foi eleito com 214 687 votos, o correspondente a 58,31% dos votos válidos.
Carlos Eduardo disputou a reeleição na eleição municipal de Natal em 2016 e foi eleito, ainda no primeiro turno, com 225 741 votos, o que correspondeu a 63,42% dos votos válidos.Tomou posse em 1 de janeiro do ano seguinte.
Em 6 de abril de 2018, Carlos Eduardo renunciou ao cargo de prefeito de Natal para se candidatar ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro do mesmo ano. Seu vice, Álvaro Dias, assumiu a prefeitura. Foi candidato a governador nas eleições estaduais no Rio Grande do Norte em 2018, indo ao segundo turno, mas sendo derrotado pela então senadora Fátima Bezerra
FONTE - WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário